O São João 2050 foi uma ação da Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista, promovida e produzida pela Agência de Desenvolvimento Socioeconômico.
Implantado em 2015, foi um plano estratégico de longo prazo para a cidade de São João da Boa Vista e reflete o esforço de toda a gestão municipal, servidores públicos, sociedade civil e população, pensando no desenvolvimento do município com visão de médio e longo prazo.
O plano é um documento que deve ser entendido como um compêndio de conceitos e propostas em prol de uma cidade que assegure crescimento saudável e oportunidades para seus moradores. Se divide em cinco eixos estratégicos: mobilidade e transporte, desenvolvimento sustentável, serviços e equipamentos públicos, espaços públicos e segurança, habitação e saneamento.
Por meio do trabalho da Prefeitura Municipal e pela idealização da Agência de Desenvolvimento, o Plano “São João 2050” orienta estratégias e ações de desenvolvimento, que visa tornar a cidade mais competitiva, atraente e harmônica em termos sociais, urbanísticos e ambientais e que atraia investimentos e promova parcerias, envolvendo governos, cidadãos, empresas e organizações de modo a atingir o desenvolvimento social, econômico e sustentável.
O plano inclui processos participativos locais, consultas públicas, pesquisas sociais, diagnósticos socioeconômico e urbano, reuniões com entidades, projetos para a comunidade, entre outras ações que fomentem o desenvolvimento socioeconômico da cidade e influenciem na construção de um município melhor nos próximos anos.
Durante um ano foram realizadas diversas reuniões com representantes da sociedade e com a população para que fosse desenhado o modelo de cidade desejada. Foi um amplo processo participativo até se chegar no Plano apresentado em maio de 2016 no Theatro Municipal de São João da Boa Vista.
Todas as ações que foram desenvolvidas a partir deste trabalho tiveram no 2050 a referência e direcionamento. A “REVISÃO DO PLANO DIRETOR” que aconteceu em seguida ao São João 2050 por exemplo foi denominado Plano Diretor Estratégico com o objetivo sempre de referendar os estudos e base de informações que foram usadas e acima de tudo para estimular os profissionais da gestão pública e a população a terem a visão de longo prazo determinando as ações dos médio e curto prazos tão necessários.