Gestão da Empregabilidade
Criado em 2005, o Banco de Talentos foi um instrumento utilizado para concentrar todos os currículos da mão de obra que buscam colocação no mercado por meio de cadastro gratuito.
O Banco de Talentos foi um sistema de informação, vinculado com as empresas também cadastradas e buscava fazer o casamento perfeito entre as vagas de trabalho que o mercado local oferecia e os trabalhadores que precisavam de emprego.
Esse sistema de informação também foi fundamental para o controle e acompanhamento do desemprego local e o desempenho do mercado, tanto na qualificação profissional, quanto na empregabilidade.
A partir de 2013, o Banco de Talentos tornou-se Políticas Públicas para a Prefeitura de São João da Boa Vista, que passou a fazer a sua gestão e operação.
Hoje, a Agência de Desenvolvimento Socioeconômico tem implantado esse sistema de controle e acompanhamento de empregabilidade no modelo do Banco de Talentos em outros municípios da região, como o caso do Emprega Mococa operado pela Associação Comercial e Industrial de Mococa, Guaxupé Emprega e Emprega Andradas operado pela Secretária de Desenvolvimento Econômico.