Em busca do desenvolvimento de cidades.

A Agência de Desenvolvimento Socioeconômico foi criada em 2002 e sua primeira razão social foi Agência de Desenvolvimento de São João da Boa Vista. Uma organização não governamental, que valoriza a manifestação da sociedade civil organizada, apartidária, sem fins lucrativos e com o objetivo de ajudar a organizar e orientar o desenvolvimento da cidade de São João da Boa Vista, no Leste Paulista, divisa com Minas Gerais.

Como base de sua atuação está o conhecimento técnico e científico, sua extensa experiência em questões de administração pública, a busca das melhores práticas e dos mais elevados valores humanos e socioeconômicos, para assim, ajudar a operar o desenvolvimento das cidades e dos seus cidadãos.

A Agência de Desenvolvimento começou suas atividades prestando serviços para a cidade de São João da Boa Vista, na qual atuou na área de desenvolvimento econômico, experimentando todos os aspectos do planejamento e desenvolvimento de cidades. Este período de 15 anos vividos na linha de frente, trouxeram a instituição grande conhecimento e experiências únicas, que reúnem aspectos sociais, econômicos e especialmente jurídicos, grande obstáculo na consecução da gestão pública atual.

Em 2017, a Agência de Desenvolvimento de São João da Boa Vista sentiu a necessidade de expandir seu território de trabalho pois uma cidade nunca é boa sozinha, ela precisa que todas as outras ao seu redor também tenham um bom plano de desenvolvimento econômico para prosperarem juntas. Dessa forma, sua razão social passa a ser Agência de Desenvolvimento Regional Leste Paulista e Sul de Minas e então começa a atender a região do Leste Paulista e também do Sul do Estado de Minas Gerais.

Já em 2022, a Instituição entendeu que poderia atender em todo território nacional e, finalmente, alterou sua razão social para Agência de Desenvolvimento Socioeconômico (ADS).

A busca da dignidade do ser humano, através de emprego e renda sempre foram as metas finais dos projetos estratégicos da ADS, seja em conjunto com o poder público ou de maneira coordenada com empresários, associações comerciais e outras entidades que representem os cidadãos.

A ADS estuda a cidade, seus fundamentos, oportunidades, dificuldades e, dessa maneira, cria de modo individual modelos que busquem a sustentabilidade de pessoas, negócios e da cidade em questão para criar ambientes saudáveis e harmoniosos.

É através do trabalho continuado, construindo municípios mais capazes e inovadores, que a Agência de Desenvolvimento Socioeconômico busca concretizar seus objetivos,  oferecendo modelos de desenvolvimento locais e regionais para cada área do Brasil, que tornem cidades bons lugares para viver e fazer negócios.

A Agência de Desenvolvimento Socioeconômico é mantida por contribuições de empresas e instituições mantenedoras, pela remuneração dos seus serviços pelas contratantes que em geral são: associações comerciais, prefeituras ou grupos de empresários.

MISSÃO

Fomentar o desenvolvimento socioeconômico de municípios, por meio do planejamento e execução de projetos e ações estratégicas nas áreas da agricultura, comércio, serviços, indústria e turismo, com foco na geração de riqueza, geração de emprego e renda e,  respeitando, acima de tudo, os valores históricos, sociais e econômicos das cidades.

VISÃO

Construir e manter “modelos estratégicos de desenvolvimento” atualizados, factíveis e que propiciem, ao serem implantados, a transformação social, econômica e ambiental dos municípios e sua região.

PRESSUPOSTOS

A Agência de Desenvolvimento Socioeconómico é uma instituição suprapartidária, apolítica e sem fins lucrativos. Tem caráter essencialmente técnico e científico. Cultua os valores do respeito ao ser humano, as leis, a ética e as relações baseadas nestes valores.

Cidade feliz pressupõe cidadãos atendidos nas suas demandas sociais econômicas e segurança.

Cidades planejadas para o futuro são mais resilientes.

As cidades têm na sua história os valores da construção da sua identidade.